Adeus, Rafinha? Tricolor pode ficar sem seu lateral mais experiente
O lateral-direito Rafinha, do São Paulo, vive um dilema que envolve a renovação de contrato ou a aposentadoria. Aos 39 anos, o jogador se encontra em uma encruzilhada sobre dar continuidade à sua carreira em campo ou iniciar uma nova fase no futebol, fora das quatro linhas. Seu atual vínculo com o Tricolor Paulista vai até dezembro deste ano, e até o momento, não houve conversas oficiais para a renovação.
A expectativa é que as negociações com o clube paulista sejam iniciadas apenas após o fim da disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. O São Paulo tem interesse em contar com o atleta por pelo menos mais seis meses, estendendo sua permanência até meados de 2025. No entanto, Rafinha se sente fisicamente apto para atuar por mais uma temporada completa e acredita que pode continuar contribuindo em campo.
Convites para atuar como auxiliar técnico
Apesar da possibilidade de seguir jogando, o lateral-direito também recebeu propostas para atuar como auxiliar técnico. Jorge Jesus, atual técnico do Al-Hilal, da Arábia Saudita, teria sondado Rafinha para integrar sua comissão técnica a partir de janeiro de 2025. Além disso, o Bayern de Munique, clube pelo qual o jogador se tornou ídolo, também fez um convite semelhante. Atualmente, a equipe alemã é comandada pelo belga Vincent Kompany.
O Flamengo surge como outra possibilidade para o futuro de Rafinha. Filipe Luís, ex-companheiro de campo e agora técnico do time Sub-20 do Rubro-Negro, mantém contato próximo com o jogador e expressou a intenção de trabalharem juntos no futuro. Apesar dessas oportunidades, Rafinha ainda cogita prolongar sua carreira como jogador, enquanto as ofertas para trabalhar fora dos gramados seguem em aberto.